Curso Online

Data Analytics

Tomar decisões mais certeiras que mantenham o negócio competitivo e que atraiam novos clientes

Feedback das últimas edições

Enquadramento

Atualmente as empresas têm investido em sistemas capazes de recolher dados que podem ser analisados e transformados em conhecimento relevante para apoio à tomada de decisão. De facto, a adoção de data analytics por parte de pequenas e grandes empresas tem vindo a crescer. Olhar para os dados de forma criteriosa deixou de ser uma opção e tornou-se numa necessidade permanente para as empresas que se querem manter na linha da frente.

Com recurso a data analytics os decisores podem usar ferramentas que melhoram a compreensão e a previsão de comportamentos e consequentemente definir estratégias mais eficientes, que permitam reduzir custos e aumentar receitas.

Neste curso online serão apresentadas várias técnicas de data mining que permitirão o desenvolvimento de estratégias orientadas aos dados. Estas estratégias serão lecionadas com recurso a dois softwares: Excel e RapidMiner Studio.

Objetivos

Compreender

a relevância dos dados e qual a função de um data analyst.

Aprender

conceitos sobre a qualidade de dados (ex: dados em falta, outliers, etc).

Transformar

dados brutos em informação relevante.

Processar

um grande volume de dados de forma automatizada.

Conhecer

o processo de desenvolvimento de uma análise de clustering.

Conhecer

o processo de desenvolvimento de um modelo preditivo.

Metodologia

As sessões combinarão teoria e prática. A componente prática será essencialmente desenvolvida com recurso ao software de apoio RapidMiner Studio. Será prestado um acompanhamento permanente e personalizado a cada formando. Serão elaborados exercícios espelhando situações práticas e será promovido o trabalho colaborativo por parte dos formandos, garantindo uma experiência de aprendizagem mais eficaz.

Programa

1

Introdução aos conceitos fundamentais da análise de dados

¬ Análise de dados descritiva, preditiva e prescritiva
¬ Tipos de dados
¬ Qualidade dos dados

2

Discussão das áreas de aplicação da análise de dados

¬ Setores de aplicação e áreas funcionais de aplicação
¬ Saídas profissionais

3

Introdução à metodologia CRISP-DM

(Cross Industry Standard Process for Data Mining)

4

Introdução aos modelos não supervisionados

¬ Exercício de aplicação centrado em caso de estudo

5

Introdução aos modelos supervisionados

¬ Exercícios de aplicação centrados em casos de estudo

6

Discussão sobre o futuro como analista de dados

Duração

3 dias
8 horas

Formadora

Vera Miguéis

Formadora Vera Miguéis

Experiência como Consultora e Investigadora nas áreas de data analytics, data mining, CRM e marketing analítico. Tem desenvolvido projetos em parceria com empresas, nomeadamente na área do retalho, e-commerce e transportes. Neste âmbito é formadora convidada da APGEI. Professora associada no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP e Professora auxiliar convidada na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. Doutorada em Engenharia Industrial e Gestão pela FEUP, com tese de doutoramento na área de Customer Relationship Management e Data Mining no contexto do retalho de base alimentar.



Data

9, 10 e 11 de Dezembro

Localização

Online

Preço (por participante)

290 €
(Associados APGEI)
390 €
(Não associados)

Aos valores apresentados acresce o IVA.

Desconto de 10% para inscrições efetuadas até 15 de Novembro de 2024.

Inscrever

Não associadoAssociado
Adicionar participantes

Dados de faturação

Como teve conhecimento desta iniciativa?

E-mailNewsletterWebsiteRedes SociaisOutro

Contactos

Contactos

Inscrição

Online bookings are not available for this event.