Enquadramento
A inovação é um dos elementos chave para o crescimento de uma empresa e da sua evolução competitiva. Processos de inovação exigem investigação, pensamento crítico, empatia com o cliente, teamwork e uma cultura organizacional aberta à mudança.
O método do Design Thinking tem sido aplicado principalmente no desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio. No entanto, o DT pode ser também um método muito eficaz para inovar a cultura organizacional, nomeadamente nas formas de gestão e liderança, no (re)design da estrutura organizacional e dos seus espaços, na motivação dos colaboradores em fases de lay-off e no combate à fuga de talentos. Considerando a velocidade das transformações sociais, económicas, políticas e tecnológicas nesta crise de Covid-19, as organizações precisam adaptar-se para fazer frente a essas mudanças.
Objetivos
Sensibilizar para a importância
do Design Thinking na transformação organizacional.
Melhor compreensão
das etapas de um processo criativo sistematizado.
Praticar o processo
de criação coletiva na área da inovação organizacional.
Experimentar e validar
12 técnicas de Design Thinking.
Compreender o papel
da empatia em processos de mudança e de aprendizagem.
Experimentar
várias formas de pensamento.
Destinatários
Quadros superiores de todas as áreas de conhecimento, que pretendam diferenciar-se através de um mindset potenciador à inovação: diretores de departamentos de inovação, gestores de projeto, técnicos superiores de Recursos Humanos, marketeers, engenheiros, etc.
Metodologia
Nas atividades do workshop utiliza-se uma metodologia participativa para facilitar a aquisição do conhecimento e a geração de novas ideias em grupo.
Será apresentado um modelo de Design Thinking para a sistematização de processos criativos, o modelo EVOLUTION 6 (Emergence, Empathy, Experimentation, Elaboration, Exposition, Extension). Em cada uma das etapas do modelo, serão introduzidas e aplicadas várias técnicas do Design Thinking para desenvolver soluções inovadoras no âmbito da transformação organizacional: Opportunity Mind Map, Intent Statement, Stakeholder Map, Interviews, Role Play, Insight Map, Brainwriting, Idea Cluster, Desktop Walkthrough, Rápid Prototyping, Storytelling, Vision Statement.
Programa
1
Introdução
- Warm-up: Exercício colaborativo de apresentação dos participantes.
- Introdução ao conceito de Design Thinking e da sua importância para a Transformação Organizacional.
- Apresentação do modelo Evolution 6 e das técnicas associadas.
2
Emergência: Qual é o desafio/a oportunidade?
- Introdução à etapa da Emergência, composta por métodos que ajudam a recolher dados pertinentes e identificar novas oportunidades para a inovação organizacional.
- Realização de um Opportunity Mind Map acerca de uma área temática pré-definida.
- Identificação de oportunidades para um projeto de transformação organizacional e elaboração de um Intent Statement.
3
Empatia: Quem é o público-alvo?
- Introdução à etapa da Empatia, composta por técnicas que permitem entender melhor aspetos humanos e contexto do projeto.
- Realização de um Stakeholder Map.
- Realização de Entrevistas e Role Play
- Visualização das informações recolhidas num Insight Map.
4
Experimentação: Quais são as "melhores" ideias?
- Introdução à etapa da Experimentação, composta por métodos que ajudam a gerar muitas ideias e ideias originais e a experimentá-las.
- Apresentação das dinâmicas do Brainwriting e Idea Clustering e a aplicação no processo de geração de ideias.
- Avaliação e seleção das melhores ideias.
5
Elaboração: Como materializar o conceito novo?
- Introdução à etapa da Elaboração, composta por técnicas e métodos que ajudam a desenvolver as ideias escolhidas.
- Realização de um Desktop Walkthrough e/ou Prototipagem Rápida.
6
Exposição: Como apresentar a nova solução?
- Introdução à etapa da Exposição: apresentação do projeto.
- Realização de um Storytelling e Vision Statement.
- Apresentação com um Elevator Pitch.
7
Extensão: Como implementar as soluções?
- Introdução à etapa da Extensão com as respetivas técnicas que apoiam a implementação das novas soluções.
- Reflexão acerca de todo o processo percorrido através do jogo de cartas do modelo E6.
Duração
1 dia
8 horas
formadora
Katja Tschimmel

Trabalha em dois universos, o empresarial (Mindshake – Consultoria e Formação em Criatividade) e o académico (Porto Business School, FEP, FEUP e Laurea University).
Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há 20 anos.
Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É autora dos livros CriAtivaMente/TheCreativeMind/CreA(c)tivaMente (2020), The Creativity Virus (2019) e Processos Criativos (2011), e do Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015).
Como formadora tem uma vasta experiência na conceção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Neste âmbito é parceira da APGEI há 8 anos. Acredita que a consciencialização dos fatores que incentivam a criatividade contribui para uma maior eficácia nos processos de inovação das empresas.
Parceria

A MindShake é parceira da APGEI para as temáticas Criatividade, Design Thinking e Storytelling.