Workshop Presencial

Design Thinking para Recursos Humanos

Enquadramento

Na última década o Design Thinking (DT) estabeleceu-se como um método de inovação nas organizações. Tem sido aplicado no desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio. No entanto, este método pode ser também uma ferramenta muito eficaz na área dos Recursos Humanos, nomeadamente nos métodos de recrutamento, da retenção de talentos, na gestão de formação, na colaboração de equipas e na gestão de benefícios. O Design Thinking baseia-se na compreensão das necessidades profundas de diferentes perfis de stakeholders, desviando o foco de um process-oriented model para um people-oriented model, garantindo a qualidade da experiência de todas as partes interessadas.

Objetivos

Sensibilizar para a importância

do Design Thinking nos recursos humanos.

Desviar o foco

do process-oriented model para um people-oriented model.

Melhor compreensão

das etapas de um processo criativo sistematizado.

Praticar o processo

de criação coletiva na área dos Recursos Humanos.

Experimentar

e validar 12 técnicas do Design Thinking.

Metodologia

Nas atividades do workshop utiliza-se uma metodologia participativa para facilitar a aquisição do conhecimento e a geração de novas ideias em grupo. Será apresentado um modelo de Design Thinking para a sistematização de processos criativos, o modelo EVOLUTION 6 (Emergence, Empathy, Experimentation, Elaboration, Exposition, Extension). Em cada uma das etapas do modelo, serão introduzidas e aplicadas várias técnicas do Design Thinking para desenvolver soluções inovadoras para uma experiência de RH: Opportunity Mind Map, Intent Statement, Stakeholder Map, User Journey Map, Insight Visualisation, Brainwriting, Idea Cluster, Idea Hitlist, Desktop Walkthrough, Role Play, Storytelling, Vision Statement.

Programa

1

Introdução

  • Warm-up: Exercício colaborativo de apresentação dos participantes.
  • Introdução ao conceito de Design Thinking, e da sua importância para os Recursos Humanos.
  • Apresentação do modelo Evolution 6 e das técnicas associadas.

2

Emergência: Qual é o desafio/a oportunidade?

  • Introdução à etapa da Emergência, composta por métodos que ajudam a recolher dados pertinentes e a identificar novas oportunidades para uma nova experiência RH.
  • Realização de um Opportunity Mind Map acerca de uma área temática pré-definida.
  •  Identificação de oportunidades para um projeto RH e elaboração de um Intent Statement.

3

Empatia: Quem é o público-alvo?

  • Introdução à etapa da Empatia, composta por técnicas que permitem entrar no ‘espaço’ do cliente RH, e entender o contexto de forma mais ampla.
  • Realização de Entrevistas.
  •  Realização de RH Journey Maps.
  • Visualização dos Insights.

4

Experimentação: Quais são as "melhores" ideias?

  • Introdução à etapa da Experimentação, composta por métodos que ajudam a gerar muitas ideias e ideias originais, e a experimentá-las.
  • Apresentação das dinâmicas do Brainwriting e Idea Cluster, e aplicação no processo de geração de ideias.

5

Elaboração: Como materializar o conceito novo?

  • Introdução à etapa da Elaboração, composta por técnicas e métodos que ajudam a desenvolver as ideias escolhidas.
  • Realização de um Desktop Walkthrough e Role Play.

6

Exposição: Como apresentar a nova solução?

  • Introdução à etapa da Exposição: apresentação do projeto a um público/cliente.
  • Realização de um Storytelling e Vision Statement.
  • Apresentação com um Elevator Pitch.

7

Extensão: Como implementar as soluções?

  • Introdução à etapa da Extensão com as respetivas técnicas que apoiam a implementação das novas soluções.
  • Reflexão acerca de todo o processo percorrido através do jogo de cartas do modelo E6.

Duração

1 dia
8 horas

Formadora

Joana Alves dos Santos

Formadora Joana Alves dos Santos

É consultora e formadora em Design Thinking, com competências na área de gestão de projetos, adquiridas em diversos contextos: empresariais, ensino superior e em organizações não governamentais. Tem o MBA Executivo da Porto Business School, no âmbito do qual frequentou os Programas Executivos Internacionais “Digital Innovation & Strategic Leadership” na University of Cornell (NY) e “Digital Transformation and Business Ethics” no IE Business School de Madrid. Licenciada em Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Porto, lecionou na Universidade Nacional de Timor Leste, colaborou com a Porto Business School no Business Ignition Programme para a U. Porto Inovação. Na Mindshake dedica-se atualmente a ações de formação em Design Thinking (presencial e online), à gestão de projetos, e é responsável pelas áreas da Inovação Social e da Sustentabilidade e Economia Circular.

Parceria

A MindShake é parceira da APGEI para as temáticas Criatividade, Design Thinking e Storytelling.



Data

20 de Outubro

Localização

Porto

Preço (por participante)

470.00 €
(Associados APGEI)
590.00 €
(Não associados)

Desconto de 10% para inscrições efetuadas até 7 de Outubro.

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