Workshop

Design Thinking

for Organisational Innovation

Enquadramento

A inovação é um dos elementos chave para o crescimento de uma empresa e da sua evolução competitiva. Processos de inovação exigem investigação, pensamento crítico, empatia com o cliente, teamwork e uma cultura organizacional aberta à mudança.
O método do Design Thinking tem sido aplicado principalmente no desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio. No entanto, o DT pode ser também um método muito eficaz para inovar a cultura organizacional, nomeadamente nas formas de gestão e liderança, no (re)design da estrutura organizacional e dos seus espaços, na motivação dos colaboradores em fases de lay-off e no combate à fuga de talentos. Considerando a velocidade das transformações sociais, económicas, políticas e tecnológicas nesta crise de Covid-19, as organizações precisam adaptar-se para fazer frente a essas mudanças.

Objetivos

Sensibilizar para a importância

do Design Thinking na transformação organizacional.

Melhor compreensão

das etapas de um processo criativo sistematizado.

Praticar o processo

de criação coletiva na área da inovação organizacional.

Experimentar e validar

12 técnicas de Design Thinking.

Compreender o papel

da empatia em processos de mudança e de aprendizagem.

Experimentar

várias formas de pensamento.

Destinatários

Quadros superiores de todas as áreas de conhecimento, que pretendam diferenciar-se através de um mindset potenciador à inovação: diretores de departamentos de inovação, gestores de projeto, técnicos superiores de Recursos Humanos, marketeers, engenheiros, etc.

Metodologia

Nas atividades do workshop utiliza-se uma metodologia participativa para facilitar a aquisição do conhecimento e a geração de novas ideias em grupo.
Será apresentado um modelo de Design Thinking para a sistematização de processos criativos, o modelo EVOLUTION 6 (Emergence, Empathy, Experimentation, Elaboration, Exposition, Extension). Em cada uma das etapas do modelo, serão introduzidas e aplicadas várias técnicas do Design Thinking para desenvolver soluções inovadoras no âmbito da transformação organizacional: Opportunity Mind Map, Intent Statement, Stakeholder Map, Interviews, Role Play, Insight Map, Brainwriting, Idea Cluster, Desktop Walkthrough, Rápid Prototyping, Storytelling, Vision Statement.

Programa

1

Introdução

  • Warm-up: Exercício colaborativo de apresentação dos participantes.
  • Introdução ao conceito de Design Thinking e da sua importância para a Transformação Organizacional.
  • Apresentação do modelo Evolution 6 e das técnicas associadas.

2

Emergência: Qual é o desafio/a oportunidade?

  • Introdução à etapa da Emergência, composta por métodos que ajudam a recolher dados pertinentes e identificar novas oportunidades para a inovação organizacional.
  • Realização de um Opportunity Mind Map acerca de uma área temática pré-definida.
  • Identificação de oportunidades para um projeto de transformação organizacional e elaboração de um Intent Statement.

3

Empatia: Quem é o público-alvo?

  • Introdução à etapa da Empatia, composta por técnicas que permitem entender melhor aspetos humanos e contexto do projeto.
  • Realização de um Stakeholder Map.
  • Realização de Entrevistas e Role Play
  • Visualização das informações recolhidas num Insight Map.

4

Experimentação: Quais são as "melhores" ideias?

  • Introdução à etapa da Experimentação, composta por métodos que ajudam a gerar muitas ideias e ideias originais e a experimentá-las.
  • Apresentação das dinâmicas do Brainwriting e Idea Clustering e a aplicação no processo de geração de ideias.
  • Avaliação e seleção das melhores ideias.

5

Elaboração: Como materializar o conceito novo?

  • Introdução à etapa da Elaboração, composta por técnicas e métodos que ajudam a desenvolver as ideias escolhidas.
  • Realização de um Desktop Walkthrough e/ou Prototipagem Rápida.

6

Exposição: Como apresentar a nova solução?

  • Introdução à etapa da Exposição: apresentação do projeto.
  • Realização de um Storytelling e Vision Statement.
  • Apresentação com um Elevator Pitch.

7

Extensão: Como implementar as soluções?

  • Introdução à etapa da Extensão com as respetivas técnicas que apoiam a implementação das novas soluções.
  • Reflexão acerca de todo o processo percorrido através do jogo de cartas do modelo E6.

Duração

1 dia
8 horas

formadora

Katja Tschimmel

formadora Katja Tschimmel

Trabalha em dois universos, o empresarial (Mindshake – Consultoria e Formação em Criatividade) e o académico (Porto Business School, FEP, FEUP e Laurea University).
Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há 20 anos.
Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É autora dos livros CriAtivaMente/TheCreativeMind/CreA(c)tivaMente (2020), The Creativity Virus (2019) e Processos Criativos (2011), e do Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015).
Como formadora tem uma vasta experiência na conceção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Neste âmbito é parceira da APGEI há 8 anos. Acredita que a consciencialização dos fatores que incentivam a criatividade contribui para uma maior eficácia nos processos de inovação das empresas.

Parceria

A MindShake é parceira da APGEI para as temáticas Criatividade, Design Thinking e Storytelling.

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