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Enquadramento
Liderança e gestão de equipas estão entre as competências mais impactantes no nível de performance global de qualquer organização. Sem estas competências os resultados podem ficar seriamente comprometidos, podendo resultar em mais conflitos, atrasos na entrega, maiores índices de desmotivação e maior turn-over nas equipas.
Effective Leadership é um programa pragmático que orienta os participantes numa reflexão poderosa sobre o que é afinal ser Líder. Alicerçada nos princípios mais avançados de Liderança permite a profissionais tecnicamente avançados dominarem vetores fundamentais do mundo da gestão de pessoas e equipas.
Quer seja a explorar como coordenar a atividade de uma equipa, como estabelecer relações de compromisso e confiança, comunicar de forma eficiente, ou como motivar e inspirar, este programa vai trazer-lhe novas e profundas perspetivas sobre o que significa, na prática, liderar.
Objetivos
Conhecer
as forças que atuam na mobilização de indivíduos e equipas para um objetivo partilhado.
Entender
como montar esquemas eficientes de coordenação de atividade delegada.
Compreender
como identificar e mobilizar recursos bloqueados.
Explorar
a mecânica de processos de autonomia e desenvolvimento nas equipas.
Metodologia
Este programa visa dotar os participantes de conhecimentos e apropriação competente das melhores práticas de
Liderança e Gestão de Equipas. Melhorará, por um lado, os instrumentos de regulação e controlo da atividade de grupos de trabalho, e, por outro, desenvolverá uma vertente mais motivacional, com técnicas e estratégias para melhor mobilizar equipas e fazer crescer talento, proatividade e autonomia.
O programa resulta ainda numa ampliação da sensibilidade dos líderes à importância da gestão emocional como alavanca crucial de performance
Programa
1
Fundamentos de Liderança
- A missão do líder: dos resultados ao desenvolvimento de capital humano
- Princípios de economia comportamental: valor, meta e ação
- Motivação e mobilização de indivíduos e equipas
- Visão e cenários apetecíveis: a importância da projeção imagética
2
Comunicação Executiva
• O paradigma orientação à ação na estrutura de atividade
• Princípios de eficiência nos canais de comunicação: e-mail e reuniões
• Orientação metodológica nos sistemas de reporte de atividade delegada
• Comunicação congruente: o exemplo como normativo cultural
3
Delegação e Desenvolvimento
• Autonomizar equipas de trabalho: a alavanca gestão do risco
• Confiança, compromisso e responsabilidade
• Desbloqueio no processo de tomada de decisão
• Critérios de desempenho: da gestão da ação à perceção de valor
• Aspetos emocionais da liderança
Duração
1 dia
7 horas
Formador
Gonçalo Gil Mata
Licenciado em Engenharia, com experiência em gestão de projetos a nível internacional, especializou-se em Performance Organizacional, Produtividade Pessoal e Interpessoal, Comunicação, Liderança e Psicologia Motivacional. É neste âmbito formador convidado da APGEI. Executive Coach certificado pela European Coaching Association, acumula certificações avançadas em Business, Life e Team Coaching, tendo treinado pessoalmente com nomes de relevo mundial como Robert Dilts, David Allen, Joseph O’Connor, Aaron Turner e Michael Neill, entre outros. Colabora regularmente com várias escolas de negócios, sendo autor dos livros “Buena York”, 2007, de “Ainda Não Tive Tempo”, 2015, e “Reinvente-se”, em 2021.