Feedback das últimas edições
Enquadramento
O ritmo da economia nos últimos anos faz com que o desafio das organizações passe cada vez mais por colocar rapidamente produtos e serviços no mercado, com o objetivo de gerar visibilidade junto do consumidor, sendo a eficiência, juntamente com a criatividade e inovação marcos diferenciadores.
A formação da APGEI em Essential Project Management pretende responder a este cenário dando o suporte necessário no cumprimento das metas, na visão dos projetos, na comunicação, no fazer acontecer, reduzindo o rework dos projetos e dos desvios face ao esperado, contribuindo para a melhoria da performance das organizações.
Objetivos
Compreender
a ciência da gestão de projeto e a sua importância para o sucesso das organizações.
Saber
identificar os principais stakeholders de um projeto e como os gerir.
Conhecer
as principais boas práticas da gestão de projeto.
Saber
identificar qual a melhor estrutura organizacional de acordo com o modelo de negócio.
Saber
usar na prática as técnicas principais de gestão de um projeto.
Destinatários
Gestores de Projeto e Membros de Equipas de Projeto.
Diretores Funcionais e Executivos envolvidos na gestão, desenvolvimento e implementação de projetos.
Responsáveis por PMO e Áreas de Qualidade.
Programa
1
Enquadramento da gestão de projeto e a sua importância nas organizações.
2
Conceitos base.
3
Ciclo de Vida da Gestão de Projeto.
4
Áreas de Conhecimento:
• Âmbito
• Custo
• Prazo
• Qualidade
• Recursos Humanos
• Stakeholders
• Fornecedores
• Comunicação
• Risco e Integração.
5
Organização e liderança em projeto.
6
Técnicas de Iniciação:
- Project Charter
- Gestão de Stakeholders
7
Técnicas de Planeamento:
- Recolha de Requisitos
- Definição de Âmbito (Construção e codificação da WBS do projeto)
- Definição de Dependências
- Equipa
- Prazo
- Orçamento
- Resolução de Sobrecargas
- Otimização do Plano
- Definição de Baseline
8
Técnicas de Monitorização e Controlo
- Técnica de EVM
- Simulação da Execução do Projeto
- Recuperação do Projeto
9
Técnicas de Encerramento
- Lessons Learned
- Gestão de Stakeholders
10
Aplicação Toolkit
- Aplicação Toolkit para utilização de casos reais de acordo com o PMBOK Guide
- Boas práticas de utilização da ferramenta Toolkit
Duração
3 dias
12 horas
Formador
Eduardo Espinheira
É Senior Consultant na Human Management, Manager na QAValue e formador convidado da APGEI.
Especializou-se ao longo da sua carreira na aplicação e operacionalização de boas práticas de gestão.
Detém as seguintes certificações: Project Management Professional (PMP), Scrum Master, Management 3.0, assim como de auditor interno da ISO9001, ISO27001 e NP4457.
Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tirou a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação em 2003 e mais tarde o Mestrado em 2009. Na Porto Business School tirou uma especialização em Empreendedorismo em 2009.
Na Católica Porto Business School tirou o Executive Master in Marketing em 2010 e o Executive MBA em 2011.
Profissionalmente tem cerca de duas décadas de experiência de gestão contando no seu currículo com cerca de uma década de coordenação de equipas.