Online Sessions

Flashes de Criatividade

"If you want something new, you have to stop doing something old" Peter Drucker

Enquadramento

A inovação é um dos elementos chave para o crescimento de uma empresa, a sua constante mudança e a sua evolução competitiva. Processos de inovação exigem investigação, pensamento criativo, empatia com o cliente, teamwork, e uma cultura organizacional aberta à mudança. Na última década, o Design Thinking tem-se revelado como um método eficaz para ajudar a compreender as necessidades profundas de diferentes perfis de stakeholders, desviando o foco do process-oriented model para um people-oriented model, garantindo a qualidade da experiência de todas as partes interessadas.
Nas 5 sessões de Flashes de Criatividade, os participantes serão introduzidos a diversos conceitos e técni-cas da Criatividade e do Design Thinking que não só ajudam compreender, mas também incentivar a inovação e a mudança organizacional.

Objetivos

Reconhecer a importância

da criatividade na vida profissional;

Familiarizar-se com

os princípios e a metodologia do Design Thinking;

Compreender o papel

da empatia em processos de mudança e inovação;

Experimentar várias formas

de pensar criativamente;

Promover a partilha de informações e ideias

através da visualização, do mapeamento e da prototipagem online;

Incentivar uma atitude mais playful

na exploração de novas oportunidades de inovação;

Aprender a confiar

na inteligência coletiva do grupo;

Aumentar a motivação

para a produção de novidade em geral.

Destinatários

Quadros Superiores de todas as áreas de conhecimento, que pretendam diferenciar-se através de um mindset potenciador à inovação: diretores de departamentos de inovação, gestores de projeto, técnicos superiores de Recursos Humanos, marketeers, engenheiros, etc.

Metodologia

Nas atividades desta formação utiliza-se uma metodologia pedagógica participativa, learning by doing, para facilitar a aquisição do conhecimento e a experimentação de novas abordagens. Os exercícios e as técnicas aplicadas nas sessões Flash provêm das áreas metodológicas da Criatividade, do Design Thin-king e Creative Problem Solving, e da Gamificação. Uma vez que todos os Flashes da Criatividade assentam em colaboração e divertimento, mesmo as sessões acontecendo online, o espírito de equipa é reforçado. As plataformas utilizadas serão o ZOOM (com Breakout Rooms) e a plataforma colaborativa MIRO. Para a eficácia do processo, cada sessão de Creativity Flash terá a duração de 2,5 horas.

Nota: Todos os Flashes incluirão o Flash 0 - Introdução à plataforma MIRO.

Programa

Flash 1

Modos de pensar a inovação

  • O mindset da Criatividade, da Mudança e do Design Thinking
  • Exercícios que exemplificam as várias formas de pensar em processos de inovação
  • Casos de sucesso do universo empresarial

Flash 2

Identificar Oportunidade para a Inovação

  • Modelos de Inovação e Design Thinking
  • A emergência de oportunidades para a inovação e a mudança
  • Realização de um Opportunity Mind Map no MIRO
  • Identificação de oportunidade e desafios

Flash 3

Pensar com Empatia

  • Pensar como um antropólogo
  • Mudar com base no comportamento humano
  • Técnicas de Empatia com o cliente/utilizador
  • Realização de um User Journey Map online

Flash 4

Gerar e Selecionar Ideias

  • A emergência de novidade – como nascem ideias disruptivas?
  • Geração colaborativa de ideias online
  • Pensar como a empresa que admiramos – Cross Industry Innovation
  • Clusterização e seleção de ideias com potencial para a inovação
  • Da ideia ao conceito

Flash 5

Desenvolvimento de Conceitos

  • Como materializar conceitos novos?
  • Exercício de Storytelling
  • Técnicas de Prototipagem Rápida
  • Testes piloto e validação dos resultados

Duração

1/2 dia
2,5 horas

Formadora

Katja Tschimmel

Formadora Katja Tschimmel

Trabalha em dois universos, o empresarial (Mindshake – Consultoria e Formação em Criatividade) e o académico (Porto Business School, FEP, FEUP e Laurea University).
Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há 20 anos.
Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É autora dos livros CriAtivaMente (2020), The Creativity Virus (2019) e Processos Criativos (2011), e do Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015).
Como formadora tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Neste âmbito é parceira da APGEI há 8 anos. Acredita que a consciencialização dos fatores que incentivam a criatividade contribui para uma maior eficácia nos processos de inovação das empresas.

Parceria

A MindShake é parceira da APGEI para as temáticas Criatividade, Design Thinking e Storytelling.



Data

Início a 13 Novembro

Localização

Online

Preço (por participante)

150 €
120 €(Associados APGEI)

Valores apresentados para a inscrição em 1 Flash de Criatividade. Valores apresentados isentos de IVA.

Agradecemos que no ato de inscrção, faça referência ao(s) Flash(es) em que se pretende inscrever. Poderá utilizar o campo reservado à Nota de Encomenda para esse efeito.

Inscrever

Não associadoAssociado
Adicionar participantes

Dados de faturação

Como teve conhecimento desta iniciativa?

E-mailNewsletterWebsiteRedes SociaisOutro

Contactos

Contactos

Inscrição

Online bookings are not available for this event.