Enquadramento
A inovação é um dos elementos chave para o crescimento de uma empresa, a sua constante mudança e a sua evolução competitiva. Processos de inovação exigem investigação, pensamento criativo, empatia com o cliente, teamwork, e uma cultura organizacional aberta à mudança. Na última década, o Design Thinking tem-se revelado como um método eficaz para ajudar a compreender as necessidades profundas de diferentes perfis de stakeholders, desviando o foco do process-oriented model para um people-oriented model, garantindo a qualidade da experiência de todas as partes interessadas.
Nas 5 sessões de Flashes de Criatividade, os participantes serão introduzidos a diversos conceitos e técni-cas da Criatividade e do Design Thinking que não só ajudam compreender, mas também incentivar a inovação e a mudança organizacional.
Objetivos
Reconhecer a importância
da criatividade na vida profissional;
Familiarizar-se com
os princípios e a metodologia do Design Thinking;
Compreender o papel
da empatia em processos de mudança e inovação;
Experimentar várias formas
de pensar criativamente;
Promover a partilha de informações e ideias
através da visualização, do mapeamento e da prototipagem online;
Incentivar uma atitude mais playful
na exploração de novas oportunidades de inovação;
Aprender a confiar
na inteligência coletiva do grupo;
Aumentar a motivação
para a produção de novidade em geral.
Destinatários
Quadros Superiores de todas as áreas de conhecimento, que pretendam diferenciar-se através de um mindset potenciador à inovação: diretores de departamentos de inovação, gestores de projeto, técnicos superiores de Recursos Humanos, marketeers, engenheiros, etc.
Metodologia
Nas atividades desta formação utiliza-se uma metodologia pedagógica participativa, learning by doing, para facilitar a aquisição do conhecimento e a experimentação de novas abordagens. Os exercícios e as técnicas aplicadas nas sessões Flash provêm das áreas metodológicas da Criatividade, do Design Thin-king e Creative Problem Solving, e da Gamificação. Uma vez que todos os Flashes da Criatividade assentam em colaboração e divertimento, mesmo as sessões acontecendo online, o espírito de equipa é reforçado. As plataformas utilizadas serão o ZOOM (com Breakout Rooms) e a plataforma colaborativa MIRO. Para a eficácia do processo, cada sessão de Creativity Flash terá a duração de 2,5 horas.
Nota: Todos os Flashes incluirão o Flash 0 - Introdução à plataforma MIRO.
Programa
Flash 1
Modos de pensar a inovação
- O mindset da Criatividade, da Mudança e do Design Thinking
- Exercícios que exemplificam as várias formas de pensar em processos de inovação
- Casos de sucesso do universo empresarial
Flash 2
Identificar Oportunidade para a Inovação
- Modelos de Inovação e Design Thinking
- A emergência de oportunidades para a inovação e a mudança
- Realização de um Opportunity Mind Map no MIRO
- Identificação de oportunidade e desafios
Flash 3
Pensar com Empatia
- Pensar como um antropólogo
- Mudar com base no comportamento humano
- Técnicas de Empatia com o cliente/utilizador
- Realização de um User Journey Map online
Flash 4
Gerar e Selecionar Ideias
- A emergência de novidade – como nascem ideias disruptivas?
- Geração colaborativa de ideias online
- Pensar como a empresa que admiramos – Cross Industry Innovation
- Clusterização e seleção de ideias com potencial para a inovação
- Da ideia ao conceito
Flash 5
Desenvolvimento de Conceitos
- Como materializar conceitos novos?
- Exercício de Storytelling
- Técnicas de Prototipagem Rápida
- Testes piloto e validação dos resultados
Duração
1/2 dia
2,5 horas
Formadora
Katja Tschimmel

Trabalha em dois universos, o empresarial (Mindshake – Consultoria e Formação em Criatividade) e o académico (Porto Business School, FEP, FEUP e Laurea University).
Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há 20 anos.
Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É autora dos livros CriAtivaMente (2020), The Creativity Virus (2019) e Processos Criativos (2011), e do Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015).
Como formadora tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Neste âmbito é parceira da APGEI há 8 anos. Acredita que a consciencialização dos fatores que incentivam a criatividade contribui para uma maior eficácia nos processos de inovação das empresas.
Parceria

A MindShake é parceira da APGEI para as temáticas Criatividade, Design Thinking e Storytelling.