Feedback das últimas edições
Enquadramento
Frequentemente, as organizações estabelecem os seus objetivos estratégicos de forma algo estanque, sem explorar sistematicamente relações entre os seus modelos de negócio e a sua função objetivo: a maximização de valor da organização. Nestes termos, e particularmente em fases de grande incerteza como a que atravessamos, se é significativa a exposição dos modelos de negócio à incerteza e velocidade de mudança, igualmente prementes se apresentam as necessárias alterações/adaptações relevantes. Quer estas sejam mais ou menos disruptivas, urge reforçar a robustez e a eficácia da tomada de decisão, orientada para a criação e/ou proteção de valor. Aumentar a probabilidade de concretização dos objetivos estratégicos, em contextos altamente voláteis, implica desenvolver mecanismos e competências de suporte à tomada de decisão integrada.
O desafio que aqui se coloca corresponde a analisar o contributo da gestão integrada de risco empresarial, procurando avaliar e, se possível, estimar, o impacto da incerteza nos objetivos organizacionais e na satisfação das expetativas dos seus stakeholders, com vista a selecionar as alternativas mais adequadas e melhorar o processo de tomada de decisão.
Objetivos
Contextualizar a temática
e clarificar conceitos chave para uma implementação eficaz
Identificar os principais standards internacionais
de Enterprise Risk Management.
Compreender a aplicação
de modelos de gestão de riscos corporativos e a adequação de metodologias às necessidades das organizações.
Reconhecer a ação facilitadora
da gestão de riscos corporativos em processos de mudança organizacional.
Programa
1
Gestão de riscos corporativos
- Conceitos chave;
- Papel da gestão de riscos corporativos na entrega da proposta de valor da organização;
- Cultura de risco e estrutura de governo societário;
- Abordagem prática à cultura de risco: engagement, risk attitude e risk appetite.
2
Integração de processos de gestão de risco nos diversos níveis da gestão
- Estabelecimento do contexto de risco e enterprise-wide approach;
- Identificação e organização de riscos;
- Compreensão dos riscos e suas componentes;
- Avaliação de riscos;
- Resposta ao risco;
- Reporting.
3
Incorporação de processos e técnicas de gestão de riscos corporativos nas atividades da organização
- Ilustração da concretização de processos e técnicas com exemplos práticos;
- Principais desafios e oportunidades para a gestão de riscos corporativos, em resposta a novas exigências de gestão competitiva e sustentável.
Duração
1/2 dia
4 horas
formadora
Luísa Duarte
Atualmente exerce funções de consultoria de gestão, com enfoque nas áreas de estratégia, risco empresarial, controlo interno e de gestão.
Membro do Institute of Risk Management (UK), certificada com o International Certificate in Enterprise Risk Management (IRMCert) (2019) e pós graduada em Auditoria Interna e Gestão de Risco Empresarial pela Porto Business School (2013). MBA pela Católica Porto Business School (2020).
Membro do The Institute of Internal Auditors (TheIIA Global), em processo de certificação para o grau de CIA (Certified Internal Auditor).
Experiência corporativa anterior em funções de direção e administração, nas áreas de finanças, controlo de gestão e auditoria interna e gestão de risco. Experiência como formadora em contexto inter-empresas e intra-empresa. Neste âmbito, é formadora convidada da APGEI.