Workshop

Mindset for Change and Innovation

Enquadramento

A inovação é um dos elementos chave para o crescimento de uma empresa e da sua evolução competitiva. Processos de inovação exigem investigação, pensamento criativo, empatia com o cliente, teamwork, e uma cultura organizacional aberta à mudança.
Um mindset pode ser tão firmemente estabelecido num grupo de pessoas, que bloqueia novos comportamentos, métodos ou decisões, e assim a transformação de novas ideias em inovação.
Neste workshop, os participantes serão confrontados com diversos conceitos, métodos e estratégias que não só ajudam a compreender, mas também a incentivar a mudança organizacional e a inovação.

Objetivos

Consciencializar

para a importância que o mindset tem para a cultura de uma organização e a sua capacidade de inovar.

Promover

a partilha de informações e ideias através da visualização, do mapeamento e da prototipagem.

Compreender

a importância que o estilo de liderança tem em processos de mudança e inovação.

Compreender

o papel da empatia em processos de mudança e de aprendizagem.

Incentivar

uma atitude mais playful na exploração de novas oportunidades de inovação.

Aprender

a olhar para as atividades da organização de forma diferente e inovadora.

Estabelecer

um mindset que favorece o pensamento criativo.

Aprender

a abraçar a mudança e a ver as suas vantagens.

Desenhar

um plano de ação para incentivar a mudança numa organização.

Experimentar

várias formas de pensamento.

Destinatários

Quadros superiores de todas as áreas de conhecimento, que pretendam diferenciar-se através de um mindset potenciador à inovação: diretores de departamentos de inovação, gestores de projeto, técnicos superiores de Recursos Humanos, marketeers, engenheiros, etc.

Metodologia

Nas atividades desta formação utiliza-se uma metodologia pedagógica participativa, learning by doing, para facilitar a aquisição do conhecimento e a experimentação de novas abordagens. Os exercícios práticos e as técnicas aplicadas provêm das áreas metodológicas da Criatividade, do Creative Problem Solving, dos Princípios do Jogo, do Teatro de Improvisação e do Design Thinking.
O local inovador escolhido para esta formação será um elemento enriquecedor para toda a aprendizagem.

Programa

1

Warm-up

  • Um primeiro desafio ao mindset

2

Mindset for Change

  • Resistência à mudança ao nível pessoal, profissional e organizacional
  • Mudar – porquê? – O fixed e o growth mindset
  • Pensar como um antropólogo
    • Mudar baseado no comportamento humano
    • O papel da empatia

3

Mindset for Innovation

  • Modos de pensar a inovação
    • 7 caminhos para a CriativaMente.
  • Pensar como Leonardo da Vinci
    • Da curiosidade à aprendizagem contínua
  • Pensar como Ferran Adrià
    • Da visualização de ideias aos protótipos

4

Mindset for Change and Innovation

  • Casos de sucesso do universo empresarial
  • Pensar como a empresa que admiramos
    • Cross Industry Innovation
  • Os conceitos de Equipa Criativa e Liderança Criativa
    • Como contribuir para uma cultura organizacional que estimula a mudança e inovação?
    • Elaboração de um plano de ação

Duração

1 dia
8 horas

Formadora

Katja Tschimmel

Formadora Katja Tschimmel

Trabalha em dois universos, o empresarial (Mindshake – Consultoria e Formação em Criatividade) e o académico (Porto Business School, FEP, FEUP e Laurea University).
Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há 20 anos.
Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É autora dos livros CriAtivaMente/TheCreativeMind/CreA(c)tivaMente (2020), The Creativity Virus (2019) e Processos Criativos (2011), e do Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015).
Como formadora tem uma vasta experiência na conceção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Neste âmbito é parceira da APGEI há 8 anos. Acredita que a consciencialização dos fatores que incentivam a criatividade contribui para uma maior eficácia nos processos de inovação das empresas.

Parceria

A MindShake é parceira da APGEI para as temáticas Criatividade, Design Thinking e Storytelling.

Contactos

Contactos

Inscrição

Online bookings are not available for this event.