Enquadramento
Uma das principais alterações introduzidas nas normas para sistemas de gestão a partir de 2015 foi a introdução de cláusulas específicas com requisitos para a determinação dos riscos e oportunidades que podem afetar as organizações e o seu desempenho. Existem riscos e oportunidades em todos os sistemas, processos e funções. O pensamento baseado no risco procura que esses riscos sejam devidamente identificados e tratados de acordo com a sua importância para a organização. Neste curso iremos identificar e aplicar técnicas simples, mas funcionais e eficazes para a determinação dos riscos e oportunidades.
Objetivos
Compreender
os requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, relativos à análise de contexto e à identificação e avaliação de riscos e oportunidades;
Compreender
os métodos de análise de contexto e de identificação e avaliação de riscos e oportunidades.
Destinatários
• Colaboradores e chefias envolvidos na implementação, gestão e auditoria a sistemas de gestão QAS.
• Consultores e auditores.
• Gestores de organizações que tenham implementadas as normas de gestão QAS.
Programa
1
Requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 para a análise de contexto e para a avaliação de riscos e oportunidades.
2
Métodos de análise de contexto (SWOT, PESTAL).
3
Determinação e avaliação de riscos. Hierarquização de riscos.
4
Boas práticas.
5
Caso prático.
Duração
1/2 dia
4 horas
Formador
Rogério Marques
Oficial da Marinha, Engenheiro de Segurança, Técnico Superior de SST, Pós-graduado em Gestão Ambiental, Docente do Ensino Superior, Verificador SGSPAG (Diretiva “Seveso”) – qualificado pela APA, Auditor Coordenador da SGS Portugal para a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST), NP 4492 (Manutenção) e ISO 55001 (Gestão de Ativos).