Workshop

Emotions Inside-Out

Da Gestão Emocional aos Resultados

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Enquadramento

Em ambiente colaborativo, elevada competência técnica ou grande capacidade de trabalho são componentes importantes, mas insuficientes para garantir os melhores níveis de performance. Na verdade, sem uma boa gestão das emoções o potencial de cada indivíduo pode ficar sequestrado por uma complexa teia cognitiva e afetiva, que redunda em comportamentos indesejados, desalinhados com objetivos e pessoas. Naturalmente, este impacto atinge o seu expoente máximo no trabalho em equipa, onde a qualidade do relacionamento interpessoal e a capacidade de gerir emoções – as próprias e as de cada grupo de trabalho - é por demais determinante nos resultados finais.
O Workshop Emotions Inside-out é um programa inovador que combina os fundamentos da gestão emocional com importantes princípios de liderança e comunicação orientada à ação.

Objetivos

Melhorar a capacidade

de enfrentar e gerir conflitos e situações difíceis.

Saber lidar

com fatores de incerteza em contextos turbulentos e stressantes.

Contribuir para

o desbloqueio nos processos de tomada de decisão.

Dar a conhecer

uma visão mais ampla das dinâmicas motivacionais na mobilização de grupos de trabalho.

Conseguir melhorias significativas

ao nível da comunicação, da assertividade e do relacionamento interpessoal.

Permitir uma

maior flexibilidade negocial e angariação facilitada de consenso em ambientes complexos.

Possibilitar uma compreensão estruturada

na maquinaria emocional da mente humana, visando alterações comportamentais intrínsecas e sustentáveis.

Destinatários

Líderes, gestores de projeto ou pivots interdepartamentais - no fundo, interlocutores que tenham como principal missão mobilizar contributos de outros elementos, com ou sem ascendente hierárquico.

Metodologia

Emotions Inside-out é um workshop eminentemente prático e participativo. Ao longo de dois dias de trabalho, através de dinâmicas individuais e grupais, os participantes irão visitar as evidências da aplicação de fundamentos da gestão emocional em diferentes situações. Este workshop convida a uma imersão gradual num espaço cognitivo de grande estabilidade, que permite interessantes insights sobre performance e comportamento humano.

Programa

1

Fundamentos de Gestão Emocional

  • Emoção: natureza, função e utilidade.
  • Reações à emoção: negação, opressão, supressão, manifestação, digestão.
  • Juízo de valor, controlo e o complicómetro emocional.
  • Emoção, potencial de ação e significado atribuído.
  • A consciência ampliada como ferramenta de dissociação.

2

As Emoções Self e dos Outros

  • A experiência subjetiva: self e identidade.
  • Área de influência e área de aceitação.
  • Confiança, compromisso e responsabilidade.
  • Fenómenos de projeção no conflito interpessoal.

3

Aspetos Emocionais da Liderança

  • Princípios de economia comportamental: valor, meta e ação.
  • Motivação e mobilização de indivíduos e equipas.
  • Desbloqueio no processo de tomada de decisão.
  • Atividade partilhada: da mobilização à coordenação.

4

Aspetos Emocionais da Comunicação

  • A importância do mapa mental subjetivo na comunicação.
  • Significados atribuídos: a comunicação para lá das palavras.
  • O impacto do estado mental na eficiência comunicacional.
  • Assertividade: compromisso explícito vs gestão de expectativas.
  • Negociação e flexibilidade na cooperação eficiente.

Duração

2 dias
14 horas

Formador

Gonçalo Gil Mata

Formador Gonçalo Gil Mata

Licenciado em Engenharia, com experiência em gestão de projetos a nível internacional, especializou-se em Performance Organizacional, Produtividade Pessoal e Interpessoal, Comunicação, Liderança e Psicologia Motivacional. Neste âmbito é formador da APGEI.
Executive Coach certificado pela European Coaching Association, acumula certificações avançadas em Business, Life e Team Coaching, tendo treinado pessoalmente com nomes de relevo mundial como Robert Dilts, David Allen, Joseph O'Connor e Michael Neill, entre outros.
Colabora regularmente com várias escolas de negócios, sendo autor dos livros “Buena York”, 2007 e de “Ainda Não Tive Tempo”, 2015.

Parceria

A MIND4TIME é parceira da APGEI nas temáticas de Performance Organizacional, de Produtividade Pessoal e Interpessoal, Comunicação, Liderança e Psicologia Motivacional.

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