Curso Online

Gestão de Stocks

Melhorar o nível de serviço reduzindo o impacto de capital

Feedback das últimas edições

Enquadramento

O Valor dos Stocks pode representar até 40% do capital investido de uma organização, pelo que a gestão de stocks tem um impacto direto na gestão diária da empresa. Por outro lado, pelo menos 2/3 das decisões de compra são efetuadas no ponto de venda: isto é, se o produto não está na prateleira, não despoleta o impulso / decisão de compra.
Assim, no atual contexto de pressão para a obtenção de redução de custos por ganhos de eficiência, um correto balanceamento entre serviço ao cliente e contenção do capital imobilizado em stocks constitui um fator estratégico para as empresas.

Objetivos

Munir os participantes de conhecimentos

fundamentais para uma efetiva gestão de stocks.

Aplicar as novas tecnologias de informação

empresarial ao serviço da gestão de stocks.

Realçar a importância

de conciliar satisfação dos clientes e contenção do capital imobilizado em stocks.

Manusear de forma eficiente

ferramentas logísticas de aprovisionamento e gestão de stocks, desenvolvendo um forecast / previsão, planeamento, organização e controlo adequado que conduza a uma efetiva redução de custos de stock.

Destinatários

Responsáveis de Logística, Gestores de Stock, Aprovisionadores, Responsáveis de Compra, Planeadores, ...

Metodologia

Modelo de aprendizagem ativo baseado na exposição de conceitos e técnicas, relato de casos práticos, exercícios práticos de simulação de forecast / previsão, gestão de stocks, partilha de experiências no âmbito da Gestão de Stocks, promovendo a interatividade e troca de experiências entre os participantes.

Programa

1

Introdução à Gestão de Stocks

  • Enquadramento e tendências da gestão de stocks;
  • Importância – classificação e tipos de stocks;
  • Razões para a posse de stock;
  • Custos associados ao stock;
  • Objetivos conflituosos na gestão de stocks;
  • As vertentes Administrativa, Material e Económica na gestão dos stocks.

2

Gestão Administrativa de stocks

  • A importância de um correto registo de inventário;
  • Tecnologias de suporte aos registos de movimentos de stocks (radiofrequência, voice picking, RFID, …);
  • Políticas de Inventário;
  • Métodos de Controlo Físico de Existências;
  • A quebra / diferença de stock.

3

Previsão da Procura

  • Noções fundamentais de previsão da procura, o processo de gestão da procura;
  • Principais técnicas de previsão (regressão linear, series cronológicas, séries estacionárias);
  • Exercícios de aplicação de técnicas de previsão.

4

Gestão Económica de Stock

  • Objetivos dos modelos de gestão de stocks;
  • Modelos clássicos de gestão de stocks e de materiais, determinação dos níveis de stock e stocks de segurança;
  • Exercícios de aplicação sobre quantidade económica de encomenda (entregas integrais, produção e entrega sobreposta);
  • Exercícios de aplicação sobre normas de reaprovisionamento (método da revisão contínua e periódica).

5

Planeamento Integrado e Gestão de Stocks

  • Framework de planeamento integrado, complexidade e dificuldades;
  • Planeamento push da distribuição e dos materiais (Modelos MRP e DRP);
  • Planeamento pull dos materiais (Modelos QR e JIT);
  • Modelos de reposição e encomenda (VMI, CRP, QR, SBO, etc.);
  • Sistemas de informação de suporte (ERPs, APS, etc.).

Duração

4 dias
16 horas

Formadora

Gisela Tavares dos Santos

Formadora Gisela Tavares dos Santos

Experiência como Diretora de Sourcing e Logística em empresa de referência no sector têxtil e como responsável de Qualidade e de projetos de Logística em empresa multinacional dedicada ao fabrico e distribuição de equipamentos para a indústria da construção.
Atualmente, Consultor Sénior e responsável por Desenvolvimento de Negócio em Gestão e Engenharia Industrial, no INEGI, e Docente na área da Logística. Neste âmbito é formadora convidada da APGEI.
Licenciada em Engenharia Química pela FEUP (1996); MBA/Mestrado em Logística pela Porto Business School (2003).

Formadora

Vera Miguéis

Formadora Vera Miguéis


Experiência como Consultora e Investigadora nas áreas de data analytics, data mining, CRM e marketing analítico. Tem desenvolvido projetos em parceria com empresas, nomeadamente na área do retalho, e-commerce e transportes. Neste âmbito é formadora convidada da APGEI.
Professora auxiliar no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP e Professora auxiliar convidada na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa.
Doutorada em Engenharia Industrial e Gestão pela FEUP, com tese de doutoramento na área de Customer Relationship Management e Data Mining no contexto do retalho de base alimentar.



Data

Início a 6 Outubro

Localização

Online

Preço (por participante)

650 €
500 €(Associados APGEI)

Valores isentos de IVA.

Para inscrições efetuadas até 22 de Setembro, haverá lugar a um desconto de 15% sobre o valor de inscrição.

Ago '21
SegTerQuaQuiSexSábDom
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Inscrever

Não associadoAssociado
Adicionar participantes

Dados de faturação

Como teve conhecimento desta iniciativa?

E-mailNewsletterWebsiteRedes SociaisOutro

Contactos

Contactos

Inscrição

Online bookings are not available for this event.