Enquadramento
Um sistema de Gestão da Qualidade aplica-se a toda a organização, com especial ênfase no que toca ao fluxo que parte dos requisitos do cliente, passa pela realização do produto e pelo produto, até à satisfação do cliente.
Os Planos da Qualidade permitem relacionar os requisitos específicos do processo, do produto, do projeto ou do contrato com os métodos e as práticas de trabalho que suportam a realização do produto ou serviço, aumentando a confiança na satisfação dos requisitos e os processos estão controlados.
A norma ISO10005 proporciona orientações relativas à elaboração e aplicação de Planos da Qualidade para um processo, um produto, um projeto ou um contrato, aplicando-se a qualquer categoria de produto e a qualquer setor industrial.
Objetivos
Identificar
as situações em que os planos da qualidade são necessários.
Reconhecer
os conceitos e definições da ISO10005.
Reconhecer
as principais orientações da ISO10005 para a realização de planos da qualidade.
Destinatários
-Responsáveis pelo sistema de gestão da qualidade das organizações.
-Responsáveis e gestores de projetos ou de processos.
-Técnicos da qualidade.
Programa
1
Introdução
2
A necessidade de Planos da Qualidade e a sua articulação com os Sistemas de Gestão da Qualidade.
3
Estrutura da norma ISO 10005 e as principais orientações da norma.
4
Exercício prático.
5
Conclusões.
Duração
1/2 dia
4 Horas
Formador
Rogério Marques

Oficial da Marinha, Engenheiro de Segurança, Técnico Superior de SST, Pós-graduado em Gestão Ambiental, Docente do Ensino Superior, Verificador SGSPAG (Diretiva “Seveso”) – qualificado pela APA, Auditor Coordenador da SGS Portugal para a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST), NP 4492 (Manutenção) e ISO 55001 (Gestão de Ativos).