Curso Presencial

Gestão de Operações

O papel da Gestão de Operações no desenvolvimento da estratégia e transformação dos negócios

Enquadramento

Atualmente as empresas já perceberam a importância das operações nos negócios, no entanto o que temos assistido é que estas funções ainda estão ao nível funcional e operacional.
É fundamental para os negócios que as operações tenham um papel no desenvolvimento da estratégia e na transformação do negócio, com o objetivo de atingir a satisfação dos clientes com eficiência.

Objetivos

A importância

da gestão de operações no desenvolvimento e transformação dos negócios.

Conseguir

implementar modelos de performance para a tomada de decisões e consequente aumento da eficiência.

Ajudar

a disseminar um pensamento que permita derrubar barreiras, transformar o negócio, e haver um alinhamento com a estratégia do negócio.

Medir

a performance para gerir o negócio e adequá-lo às reais necessidades do mercado.

Perceber

as metodologias lean, como aplicá-las.

Destinatários

Profissionais desta área de empresas industriais e/ou serviços, responsáveis de produção, cadeia de abastecimento ou operações em geral que procuram desenvolver uma compreensão mais aprofundada das melhores práticas e estratégias de gestão de operações.

Programa

1

O modelo da gestão de operações

  • Framework do modelo de gestão de operações
  • As alavancas do modelo de gestão de operações
    – Crescimento
    – Margem
    – Velocidade
    – Retorno de investimento
    – Cash

2

A performance na gestão de operações

  • Desempenho mais importante que os produtos
    – Perceber as necessidades do mercado
    – Alinhar as necessidades do mercado com a estratégia
    – Os passos para o alinhame

3

A estratégia de operações vs a estratégia do negócio

  • O que é a estratégia
  • A lacuna entre a estratégia e as operações
  • Reinventar o modelo de negócios
  • Disciplinas de valor
  • O poder dos processos
    – Processo de inovação
    – Processo da relação com clientes
    – Processo da relação com fornecedores
    – Processo da procura

4

Transformar as operações para responder ao processo de negócio

  • O que queremos atingir?
  • Onde estamos?
  • Como estruturar as operações para fazer acontecer?
  • Como vamos medir o desempenho e premiá-lo?
  • O Balanced Score Card

5

Voltar ao básico - Filosofia Japonesa para a melhoria continua

  • O valor acrescentado, identificar, minimizar e eliminar desperdícios
  • Os 5S, melhorar a organização e criar disciplina
  • Satisfazer os pedidos de mais clientes, com mudanças rápidas de setup, o SMED
  • Melhorar processos para melhorar a produtividade
  • TPM

Duração

2 dias
14 Horas

Formador

Nuno França

Formador Nuno França

Desenvolveu a sua carreira em operações, nomeadamente em logística e cadeia de abastecimento, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e com presença global. Licenciado em Engª Mecânica pela FEUP (1997) e EMBA pela PBS (2009). Com provas dadas em soluções de redução de custos, performance em ambientes exigentes e competitivos.

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