Enquadramento
Atualmente as empresas já perceberam a importância das operações nos negócios, no entanto o que temos assistido é que estas funções ainda estão ao nível funcional e operacional.
É fundamental para os negócios que as operações tenham um papel no desenvolvimento da estratégia e na transformação do negócio, com o objetivo de atingir a satisfação dos clientes com eficiência.
Objetivos
A importância
da gestão de operações no desenvolvimento e transformação dos negócios.
Conseguir
implementar modelos de performance para a tomada de decisões e consequente aumento da eficiência.
Ajudar
a disseminar um pensamento que permita derrubar barreiras, transformar o negócio, e haver um alinhamento com a estratégia do negócio.
Medir
a performance para gerir o negócio e adequá-lo às reais necessidades do mercado.
Perceber
as metodologias lean, como aplicá-las.
Destinatários
Profissionais desta área de empresas industriais e/ou serviços, responsáveis de produção, cadeia de abastecimento ou operações em geral que procuram desenvolver uma compreensão mais aprofundada das melhores práticas e estratégias de gestão de operações.
Programa
1
O modelo da gestão de operações
- Framework do modelo de gestão de operações
- As alavancas do modelo de gestão de operações
– Crescimento
– Margem
– Velocidade
– Retorno de investimento
– Cash
2
A performance na gestão de operações
- Desempenho mais importante que os produtos
– Perceber as necessidades do mercado
– Alinhar as necessidades do mercado com a estratégia
– Os passos para o alinhame
3
A estratégia de operações vs a estratégia do negócio
- O que é a estratégia
- A lacuna entre a estratégia e as operações
- Reinventar o modelo de negócios
- Disciplinas de valor
- O poder dos processos
– Processo de inovação
– Processo da relação com clientes
– Processo da relação com fornecedores
– Processo da procura
4
Transformar as operações para responder ao processo de negócio
- O que queremos atingir?
- Onde estamos?
- Como estruturar as operações para fazer acontecer?
- Como vamos medir o desempenho e premiá-lo?
- O Balanced Score Card
5
Voltar ao básico - Filosofia Japonesa para a melhoria continua
- O valor acrescentado, identificar, minimizar e eliminar desperdícios
- Os 5S, melhorar a organização e criar disciplina
- Satisfazer os pedidos de mais clientes, com mudanças rápidas de setup, o SMED
- Melhorar processos para melhorar a produtividade
- TPM
Duração
2 dias
14 Horas
Formador
Nuno França
Desenvolveu a sua carreira em operações, nomeadamente em logística e cadeia de abastecimento, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e com presença global. Licenciado em Engª Mecânica pela FEUP (1997) e EMBA pela PBS (2009). Com provas dadas em soluções de redução de custos, performance em ambientes exigentes e competitivos.